Dia da Consciência Negra lembra violência contra mulher

Hoje – 20/11/2007 09h25

 

O Dia da Consciência Negra, comemorado hoje, será celebrado com o lançamento antecipado da campanha “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Em 135 países, a campanha será realizada de 25 de novembro a 10 de dezembro, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, o lançamento ocorrerá hoje, às 17 horas, no Salão Nobre do Congresso.

A deputada Janete Pietá (PT-SP) destaca a importância de discutir a violência contra a mulher no Dia da Consciência Negra. Ela lembra pesquisas que mostram que as mulheres recebem menos que os homens, mesmo executando funções semelhantes. Pietá enfatiza que a mulher negra ainda recebe menos que a mulher branca.

Estatuto da Igualdade Racial
As atividades para lembrar o dia da Consciência Negra se estendem até a próxima semana. No dia 26, às 10 horas, será realizada uma comissão geral no plenário da Câmara para discutir o Estatuto da Igualdade Racial (PL 6264/05).

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, deputado Carlos Santana (PT-RJ), afirma que essa é a proposta mais importante em tramitação na Casa. “Para nós afrodescendentes, é no estatuto que vamos discutir a saúde de negros e negras, a questão cultural, a tolerância religiosa.” O parlamentar também ressaltou a importância das cotas, não apenas nas universidades, mas também no emprego. E citou como exemplo a gerência de empresas e órgãos estatais, “onde há poucos negros nos cargos mais importantes”.

Além do Estatuto, deputados que participam do movimento negro também defendem a aprovação da PEC 536/07, que cria um fundo de promoção da igualdade racial, e do projeto 330/07, que torna o dia da Consciência Negra feriado nacional.

Notícias anteriores:
Campanha contra violência divulga Lei Maria da Penha
Especialistas criticam racismo e partidarismo em prisões
Executivo terá medidas para valorizar quilombolas
OIT afirma que discriminação no trabalho gera prejuízos

Da Redação/ND

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara’)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

Anúncios

Comente

Required fields are marked *
*
*

%d blogueiros gostam disto: