Governadores da Amazônia Legal reúnem-se em Belém

Brasília – A primeira reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal será realizada hoje (30), às 11h30, em Belém, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, parlamentares e autoridades estaduais.

O objetivo do encontro é discutir propostas comuns de desenvolvimento sustentável a serem implementadas pelos nove estados que compõem a região (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Durante o fórum, haverá assinatura de ordens de serviço para o início de sete obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Urbanização de Favelas e Saneamento nos municípios de Ananindeua, Belém, Marituba e Santarém, e o lançamento do programa Territórios da Cidadania no estado.

No mesmo evento, Lula vai acompanhar a instalação do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), o lançamento do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável para o Arquipélago do Marajó, e a assinatura da Agenda Criança Amazônia. Este documento, a ser firmado entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e os governadores, é um compromisso para a criação de um plano que garanta os direitos de cada criança e de cada adolescente da região.

Integram a comitiva presidencial os ministros Márcio Fortes, das Cidades; Guilherme Cassel, do
Desenvolvimento Agrário; Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional; Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República; Mangabeira Unger, do Ministério Extraordinário de Assuntos Estratégicos; e Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

Ainda na capital paraense (10h30), acompanhado da governadora Ana Júlia Carepa, Lula assiste ao lançamento do programa estadual de reflorestamento Um Bilhão de Árvores. Trata-se de uma versão regional da campanha internacional Um Bilhão de Árvores, promovida pelo Programa das
Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

À tarde (15h), depois de deixar a reunião de governadores, Lula segue direto para a Base Aérea de Belém, de onde embarca para Roma. Na capital italiana, ele vai participar da Conferência de Alto Nível da FAO sobre Segurança Alimentar Mundial.

———-

Agência Brasil

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: