Governo apresenta Política de Desenvolvimento Produtivo para o Centro-Oeste

Brasília – As principais linhas da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) para o Centro-Oeste foram apresentadas hoje (23), em Goiânia, a líderes do setor empresarial da região. Participaram da reunião representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Lançada em maio pelo governo federal, a PDP é um conjunto de medidas e preposições destinadas a viabilizar a manutenção do ciclo de crescimento da economia brasileira.

Até 2010, quatro metas devem ser alcançadas: aumentar o investimento fixo em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) para 21%; elevar o gasto privado em pesquisa e desenvolvimento para 0,65%; ampliar a inserção do Brasil no comércio internacional para 1,25% e dinamizar as micro e pequenas empresas para aumentar em 10% o número de exportadores.

Segundo com o presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri, esse conjunto de medidas vai contribuir para o aumento da produção brasileira. “Nosso objetivo é o crescimento baseado não apenas no aumento do investimento e, conseqüentemente, da produção, mas tendo como um dos fundamentos um forte apoio à inovação.”

Arcuri disse que, com isso, a produção industrial brasileira deverá alcançar patamares de competitividade semelhantes aos outros países, o que permitirá que o Brasil mantenha seus espaços econômicos no mercado e conquiste mais mercados no exterior.

De acordo com Arcuri, o encontro de hoje em Goiânia deu início às discussões sobre como articular projetos de desenvolvimento estaduais e federais no Centro-Oeste. Ele explicou que os projetos tanto podem ser realizados pelos governos estaduais quanto pelas federações das indústrias.

“É um processo de articulação com o setor privado, através dos fóruns de competitividade que se reúnem em Brasília, dos quais as empresas podem participar por meio de suas entidades de classe.”

———-

Da Agência Brasil

Anúncios

Comente

Required fields are marked *
*
*

%d blogueiros gostam disto: