Resumo dos Jornais de Hoje – 07 07 2008

O Globo

Comandante ordena prisão de policiais por extorsão
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gilson Pitta, informou que já determinou a prisão de todos os policiais flagrados pelo Globo abordando motoristas e liberando irregularmente veículos com IPVA e multas em atraso, no Aterro do Flamengo. A reportagem publicada ontem mostrou que policiais são suspeitos de cobrar propinas dos motoristas, depois de acessar dados do Detran, por palmtop. (págs. 1 e 8)

Bush frustra expectativa de reunião do G-8
Em sua última participação no G-8, o presidente dos EUA, George W. Bush, baixou as expectativas sobre a possibilidade de alguma decisão para alta do petróleo e aquecimento global. Líderes buscam soluções para a fome dos países mais pobres. (págs. 1 e 14)

Ingrid já rivaliza com Uribe em popularidade
O resgate de 15 reféns das Farc aumentou para 91% a popularidade do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, mas criou dois adversários de peso para uma possível reeleição em 2010: Ingrid Betancourt e o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, um dos estrategistas da operação. Ambos tinham 79% e 76% de popularidade, respectivamente, em pesquisas divulgadas ontem. Em entrevista, Ingrid afirmou que voltar à política “parece ser seu destino”. Ela disse querer escrever uma peça de teatro sobre o cativeiro. (págs. 1, 19 e 20)

Na estréia, candidatos apelam para padrinhos
No primeiro dia de campanha eleitoral nas ruas, três candidatos à prefeitura do Rio – Jandira Feghali (PCdoB), Marcelo Crivella (PRB) e Eduardo Paes (PMDB) – associaram seus nomes ao do presidente Lula, enquanto Fernando Gabeira (PV), que está coligado ao PSDB, elogiou projetos do governador tucano José Serra. Já Solange Amaral (DEM), que defendeu a gestão de Cesar Maia, participou de festa em clube promovida pela subprefeitura da Tijuca. (págs. 1, 3 a 5)

————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Estrangeiro compra 6 ‘Mônacos’ de terra por dia no Brasil
Fazendeiros e investidores estrangeiros têm comprado 12 km quadrados de terras por dia no Brasil, o equivalente a seis vezes a área de Mônaco ou sete parques Ibirapuera, informa Eduardo Scolese. O ritmo da “estrangeirização” de terras foi medido a partir de dados do Cadastro Rural de novembro de 2007 a maio deste ano. (pág. 1 e A10)

Crivela imita Lula e faz ‘Carta ao Povo do Rio’
Marcelo Crivella, líder na intenção de votos para a Prefeitura do Rio, lançou uma “Carta ao Povo do Rio de Janeiro” na qual diz que não será “prefeito de instituição religiosa”. Crivella é ligado à Igreja Universal e teme que isso lhe tire votos. O marqueiteiro de Crivella, Duda Mendonça, trabalhava com Lula em 2002, quando foi lançada a “Carta ao Povo Brasileiro”. (págs. 1 e A8)

Em 8 anos, 32% dos municípios encolheram
Na contramão do país que ainda cresce, 1.747 municípios brasileiros (32% do total) perderam população de 2000 a 2007. São cidades pequenas que cederam habitantes para regiões mais industrializadas. Segundo dados do IBGE, outros 1.799 municípios tiveram crescimento inferior a 1% ao ano nesse período. (págs. 1 e C1)

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Bancos começam a limitar o crédito
Com o avanço da inflação e o risco de aumento da inadimplência, financeiras e bancos já estão mais cautelosos na concessão de empréstimos ao consumidor – tanto no crédito pessoal quanto para a compra de bens e veículos. Para aprovar empréstimos, o setor reduziu em 5 pontos porcentuais a parcela máxima de renda comprometida com prestações. (págs. 1, B1 e B3)

País sofreu 7.561 invasões de terra em 19 anos
Levantamento da Universidade Estadual Paulista mostra que, nos últimos 19 anos, ocorreram 7.561 invasões de terra no País, mais de uma por dia. A maior concentração fica no Pontal do Paranapanema. (págs. 1 e A4)

G-8 discutirá petróleo e fome, mas sem soluções
A alta nos preços do petróleo e dos alimentos consumirá boa parte da agenda da reunião do G-8, que começa hoje em Hokkaido, no Japão. Mas a resposta do G-8 para a fome deve ser paliativa, com a ajuda alimentar dos países ricos aos pobres, relata a enviada especial Denise Chrispim Marin. (págs. 1 e B5)

3º mandato de Uribe tem apoio de 77% diz pesquisa
Pesquisa da revista Semana, após o resgate de 15 reféns das Farcs, indica que 77% dos colombianos apóiam um 3º mandato de Álvaro Uribe. Sem ele como candidato, Ingrid Betancourt teria 31% dos votos em 2010. (págs. 1 e A10)

————————————————————————————

Jornal do Brasil

Rio abre campanha em dia de alto astral
A abertura da campanha para a sucessão municipal foi marcada pelo bom humor, irreverência e criatividade. Com o dia ensolarado, candidatos fizeram da orla, do Aterro do Flamengo, de Santa Teresa e de bairros da Zona Oeste palco do primeiro corpo-a-corpo com o eleitor. Líderes nas pesquisas, o senador Marcelo Crivella (PRB) se disse despreocupado com a rejeição ao seu nome, enquanto Jandira Feghali (PCdoB) garantiu que estará no segundo turno. (pág. 1 e Eleições 2008, págs. A2 a A6)

Brasil é o mais bem preparado do Bric
No Bric, grupo de economias emergentes do qual faz parte com Rússia, Índia e China, o Brasil reúne as melhores condições de passar pela atual turbulência internacional, dizem especialistas. Embora os outros também devam registrar crescimento, a dinâmica própria e o potencial agrícola e mineral dão vantagem ao Brasil. (pág. 1 e Economia, pág. A18)

País já é o vice mundial em spam
Pesquisa da empresa de segurança na internet McAfee aponta o Brasil como o segundo país que mais recebe e-mails indesejados (spams), seguido dos EUA. Saiba como se proteger do lixo cibernético que facilita a proliferação de vírus. (pág. 1 e Vida, Saúde & Ciência, pág. A21)

————————————————————————————

Correio Braziliense

Punição pela lei seca cresce 35%
Número de brasilienses flagrados ao dirigirem embriagados na segunda semana após a Lei Federal nº 11.705 entrar em vigor é 35% superior aos 28 que foram penalizados na primeira semana. Todos perderão a carteira por um ano. Gerente de Fiscalização do Detran afirma que operações com bafômetros serão intensificadas. Lei seca também enfraquece o movimento nas piscinas e churrasqueiras dos clubes da cidade. (págs. 1, 16 e 17)

Eleições – Deputados usaram dinheiro público em pré-campanha
Parlamentares que tentaram se candidatar a prefeito usaram R$ 7,5 milhões de verba indenizatória da Câmara para custear viagens, pagar assessores e fazer propaganda. (págs. 1 e 3)

Liberdade – Ingrid Betancourt promete ajudar os reféns das Farc
Ao falar em programa de rádio destinado aos seqüestrados que estão em poder da guerrilha colombiana, ex-senadora diz que tentará abrir um canal de diálogo para negociar novas libertações. (págs. 1 e 14)

DF tem 11 assassinatos em apenas 16 horas
O final de semana foi sangrento no Distrito Federal. Entre as 19h40 de sábado e o meio-dia de ontem, 11 pessoas foram mortas. O crime mais violento ocorreu em Ceilândia, onde uma mulher de 20 anos levou 32 facadas do marido diante das duas filhas do casal. (págs. 1 e 18)

————————————————————————————

Valor Econômico

Crédito para empresas tem expansão recorde
Não se tem notícia, no país, de um período em que os créditos oferecidos às empresas tenham experimentado um crescimento tão rápido quanto o atual. O saldo das operações com recursos livres para pessoas jurídicas aumentou 43,2% nos últimos 12 meses. O maior avanço ocorreu na linha de capital de giro, que cresceu 77,6% e já chega a R$ 126,56 bilhões. (págs. 1 e C1)

Governo vai ver trem-bala da Alstom
Uma missão do governo brasileiro irá à França no fim do mês para conhecer o trem de alta velocidade da Alstom. “Eles foram até o Japão, Alemanha, Itália e Espanha. Espero que também visitem a França”, disse o presidente mundial da Alstom, Patrick Kron, que esteve no Brasil para fechar contratos com o Metrô de São Paulo e a Bardella – e defender a empresa de acusações de corrupção. Na Suíça, a Alstom é alvo de inquérito judicial. (págs. 1 e E7)

Trégua temporária no caos aéreo
Um ano após o acidente da TAM, no aeroporto de Congonhas, o governo conseguiu conter temporariamente a crise da aviação, mesmo sem colocar em prática várias medidas anunciadas entre julho e agosto de 2007. De um pico de 36% de vôos com atraso superior a uma hora, na semana seguinte ao acidente, esse índice caiu para 11%, em janeiro deste ano, e 7% em junho. (págs. 1 e A16)

————————————————————————————

Gazeta Mercantil

O primeiro voto de confiança à internet
A internet já tem um potencial de 41,5 milhões de eleitores com idade superior a 16 anos. Esse é o número de brasileiros que acessam a web, segundo dados do Ibope/NetRatings relativos ao primeiro trimestre deste ano. As classes C (37%) e D (13%) já representam 50% do total de usuários. (págs. 1, A10 e A11)

Telefônica começará a tratar das perdas hoje
A Telefônica começa hoje a avaliar cada contrato de prestação de serviços para grandes empresas e órgãos públicos para negociar compensações pelos prejuízos acarretados pela falta de acesso à internet ocorrida na última semana. (págs. 1 e C3)

Bric manterá crescimento apesar de crise
As economias do Brasil, da Rússia, da Índia e da China (Bric) devem atravessar a onda desfavorável que se avizinha sem comprometer seu crescimento. De acordo com projeções da agência de classificação de risco Fitch Ratings, em 2009, por ordem de sigla, esses países apresentarão taxas de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,1%, 6,7%, 8,5% e 10%.

————————————————————————————

Comente

Required fields are marked *
*
*

%d blogueiros gostam disto: